Psicologa Organizacional

26 de junho de 2015

Filosofia da Educação



Filosofia da Educação

Nesse texto será desenvolvida a temática filosofia e educação, passando pelo período pré-socrático, medieval até o moderno. Com o intuito de levar o leitor a perceber, como no decorrer da história de forma concomitante esses temas são interligados, dando assim, origem a filosofia da educação.
Filosofia é a ciência que estuda os questionamentos em relação à existência, o conhecimento, a verdade, os valores éticos e morais, entre outros. Essa ciência tem como finalidade traduzir o pensar, o sentir e o agir da humanidade. Sabe-se que a filosofia surgiu na Grécia por volta do século VII e VI a. C. Nesse período se discutia de forma racional sobre a natureza, distanciando-se das explicações místicas. No decorrer da história temos o período clássico, onde filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, são os referenciais desse período.  A filosofia ainda buscava compreender sobre o cotidiano das pessoas, em relação à realidade que os cerca. Já na Idade Média, 476 – 1450, a filosofia teve dois representantes importantes, o primeiro foi Santo Agostinho, do movimento intitulado Patrística, esse movimento acreditava que a finalidade do processo educativo é constituído de conhecimento e fé, pois se respaldava no pensamento platônico. O segundo foi Santo Tomás de Aquino, que seguia a linha filosófica de Aristóteles, pois Aquino, via a educação como uma atividade de grande potencial daquilo que já existe de maneira adormecida no aluno. Percebe-se assim que a filosofia é uma forma de pensar, dessa forma não pode ser considerada como um conjunto de saberes pronto e acabado.
A educação é um assunto que desde os primórdios da humanidade vem se desenvolvendo e se adaptando de acordo com a cultura na qual está inserida. Na Grécia a educação tinha como meta formar futuros guerreiros, baseando-se no conceito de honra, sacrifício e bravura. Os jovens eram educados com enorme rigor, praticavam educação física, oratória, boas maneiras, entre outras disciplinas. Segundo relatos históricos, acredita-se que Sócrates desempenhou o papel de educador e tinha como meta despertar e estimular a busca pessoal da verdade, ou seja, levar o discípulo ao autoconhecimento. Nesse período ainda se destacaram como educadores Platão e Aristóteles. Dando um salto no tempo histórico, e chegando a era do Renascimento. Período esse marcado por um contexto religioso de Reformas. A proposta da Reforma era oferecer condições iguais para todos os homens de lerem e interpretarem a Bíblia, o livro sagrado do cristianismo. Como consequência desse movimento é instituída a fundação da educação pública moderna, que tinha como principais propostas: implantação de escola primária para todos, educação pública e universal, etc. Em contra partida surge o movimento de educação jesuíta, que tinha como metodologia a memorização, e o professor era considerado o detentor e transmissor absoluto dos conhecimentos. Cabendo ao aluno segui-lo cegamente. Já no período seguinte que é conhecido como educação moderna, o homem se desprende do teocentrismo e passa a viver de forma antropocêntrica, e é nesse período que o mesmo é levado a desenvolver o pensamento crítico. É nesse momento que paradigmas vão sendo quebradas e novas propostas como: ênfase na formação moral, renovação do pensamento educativo, uso de línguas modernas, etc. esse foi um momento em que a escola percebeu a necessidade de descobrir uma forma de ensinar mais acelerada e segura. A educação moderna teve grandes pensadores como Comênio, que defendia o direito igual de todos os homens ao saber. Jonh Locke, que era contra a universalização da educação. No entanto, por volta do final do século XVIII, a educação é direcionada para a cidadania.

Sendo assim, conforme contexto histórico percebe-se que a relação entre filosofia e educação é um fenômeno espontâneo, porque a educação trabalha e tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento do homem na sociedade, em contra partida, a filosofia ambiciona refletir sobre o que e como deve ser ou desenvolver este homem na sociedade. Partindo desses pressupostos, é possível compreender que a filosofia atrelada a educação tem como objetivo final contribuir para que o ser humano desenvolva uma postura reflexiva e ativa na sociedade em que vive.

Acimarley Freitas

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