Filosofia
da Educação
Nesse
texto será desenvolvida a temática filosofia e educação, passando pelo período pré-socrático,
medieval até o moderno. Com o intuito de levar o leitor a perceber, como no
decorrer da história de forma concomitante esses temas são interligados, dando
assim, origem a filosofia da educação.
Filosofia
é a ciência que estuda os questionamentos em relação à existência, o
conhecimento, a verdade, os valores éticos e morais, entre outros. Essa ciência
tem como finalidade traduzir o pensar, o sentir e o agir da humanidade. Sabe-se
que a filosofia surgiu na Grécia por volta do século VII e VI a. C. Nesse período
se discutia de forma racional sobre a natureza, distanciando-se das explicações
místicas. No decorrer da história temos o período clássico, onde filósofos como
Sócrates, Platão e Aristóteles, são os referenciais desse período. A filosofia ainda buscava compreender sobre o
cotidiano das pessoas, em relação à realidade que os cerca. Já na Idade Média,
476 – 1450, a filosofia teve dois representantes importantes, o primeiro foi
Santo Agostinho, do movimento intitulado Patrística, esse movimento acreditava
que a finalidade do processo educativo é constituído de conhecimento e fé, pois
se respaldava no pensamento platônico. O segundo foi Santo Tomás de Aquino, que
seguia a linha filosófica de Aristóteles, pois Aquino, via a educação como uma
atividade de grande potencial daquilo que já existe de maneira adormecida no
aluno. Percebe-se assim que a filosofia é uma forma de pensar, dessa forma não
pode ser considerada como um conjunto de saberes pronto e acabado.
A
educação é um assunto que desde os primórdios da humanidade vem se
desenvolvendo e se adaptando de acordo com a cultura na qual está inserida. Na Grécia
a educação tinha como meta formar futuros guerreiros, baseando-se no conceito
de honra, sacrifício e bravura. Os jovens eram educados com enorme rigor,
praticavam educação física, oratória, boas maneiras, entre outras disciplinas. Segundo
relatos históricos, acredita-se que Sócrates desempenhou o papel de educador e
tinha como meta despertar e estimular a busca pessoal da verdade, ou seja,
levar o discípulo ao autoconhecimento. Nesse período ainda se destacaram como
educadores Platão e Aristóteles. Dando um salto no tempo histórico, e chegando
a era do Renascimento. Período esse marcado por um contexto religioso de Reformas.
A proposta da Reforma era oferecer condições iguais para todos os homens de
lerem e interpretarem a Bíblia, o livro sagrado do cristianismo. Como consequência
desse movimento é instituída a fundação da educação pública moderna, que tinha
como principais propostas: implantação de escola primária para todos, educação
pública e universal, etc. Em contra partida surge o movimento de educação jesuíta,
que tinha como metodologia a memorização, e o professor era considerado o
detentor e transmissor absoluto dos conhecimentos. Cabendo ao aluno segui-lo
cegamente. Já no período seguinte que é conhecido como educação moderna, o homem
se desprende do teocentrismo e passa a viver de forma antropocêntrica, e é nesse
período que o mesmo é levado a desenvolver o pensamento crítico. É nesse
momento que paradigmas vão sendo quebradas e novas propostas como: ênfase na
formação moral, renovação do pensamento educativo, uso de línguas modernas,
etc. esse foi um momento em que a escola percebeu a necessidade de descobrir
uma forma de ensinar mais acelerada e segura. A educação moderna teve grandes
pensadores como Comênio, que defendia o direito igual de todos os homens ao
saber. Jonh Locke, que era contra a universalização da educação. No entanto,
por volta do final do século XVIII, a educação é direcionada para a cidadania.
Sendo
assim, conforme contexto histórico percebe-se que a relação entre filosofia e
educação é um fenômeno espontâneo, porque a educação trabalha e tem como objetivo
trabalhar o desenvolvimento do homem na sociedade, em contra partida, a
filosofia ambiciona refletir sobre o que e como deve ser ou desenvolver este
homem na sociedade. Partindo desses pressupostos, é possível compreender que a
filosofia atrelada a educação tem como objetivo final contribuir para que o ser
humano desenvolva uma postura reflexiva e ativa na sociedade em que vive.
Acimarley Freitas
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