Psicologa Organizacional

24 de setembro de 2015

Linguística




Linguística

A Linguística é uma ciência que apresenta diferentes escolas teóricas que se diferenciam na sua maneira de explicar o fenômeno da linguagem.
Uma dessas escolas vai se preocupar, especificamente, das relações entre linguagem, sociedade e cultura.
Trata-se da Sociolinguística, que tem como objetivo principal estudar a língua em seu uso real, efetivo, compreendendo-a como uma entidade heterogênea, variável, mutável, influenciada por fatores diversos.
O fundamento básico da Sociolinguística é que não há sociedade sem linguagem, nem sociedade sem comunicação.
Percebe-se assim que lingua(gem) e sociedade estão indissoluvelmente entrelaçadas, uma influenciando e determinando o comportamento da outra .
Estudiosos como  Willian Bright, Dell Hymes e Willian Labov passaram a defender que não era possível estudar a língua sem levar em consideração a sociedade em que é falada.
A Sociolinguística surgiu com o propósito de dar conta daquilo que outras correntes não  deram: estudar a língua em seu uso concreto, real.
Na perspectiva dos sociolinguistas, a língua deve ser vista como uma entidade heterogênea, que muda constantemente. “... a língua é um ‘processo’, um fazer-se permanente e nunca concluído”.
Compreende-se que a Sociolinguística possui como seu objeto de estudo a língua falada em situações reais, concretas, onde “supostamente o falante se preocupa mais com o que dizer do que o como dizer”.
A Sociolinguística começou a ser implementada no Brasil basicamente na década de 1970, por meio de alguns grupos de pesquisadores, tais como: grupo do projeto Mobral Central, grupo do projeto da Norma Urbana Culta do Rio de Janeiro (NURC), projeto Censo da Variação Linguística no Estado do Rio de Janeiro (Censo), tendo como coordenadores os professores Miriam Lemle, Celso Cunha e Anthony Naro, respectivamente (CEZARIO; VOTRE, 2008).
Diante do exposto percebe-se que compreender a heterogeneidade linguística e relacioná-la com a heterogeneidade social é o objetivo principal da Sociolinguística.

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