Psicologa Organizacional

20 de janeiro de 2019

Arrependei-vos



Resultado de imagem para arrependei-vos
Arrependei-vos
At. 3:19

O arrependimento é o primeiro aspecto da experiência inicial da salvação e é conhecida como conversão. Arrependimento se refere a uma mudança da mente. Pois o arrependimento consiste em uma transformação radical do pensamento, atitude e direção. A Bíblia se refere a esse assunto sinalizando que arrependimento é abandonar o pecado e voltar-se para Deus e seu serviço.
O arrependimento consiste de uma revolução naquilo que é mais determinativo na personalidade humana sendo o reflexo da radical mudança operada pelo Espirito Santo por ocasião da regeneração. Por regeneração entende-se que é a obra de Deus no intimo e a conversão é a exteriorização da salvação, por parte do homem, através do arrependimento e da fé.
Segundo as Escrituras Sagradas é necessário o arrependimento, pois é uma condição da salvação. Pois o Senhor Jesus, no seu ministério público apresentava a seguinte mensagem: “arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus!” (Mt.4:17). Veja ainda At. 3: 11-19.
O arrependimento é uma atuação interna da alma, mas tem sua expressão externa, isto é, sua manifestação. A exemplo de confissão e abandono do pecado. Sl. 32:3-5; Pv. 28:13. A confissão do pecado e do erro, juntamente com a reparação devida pelos mesmo, quando possível, é a expressão externa do ato interno do arrependimento.
A demanda do arrependimento é o testemunho de Jesus e dos apóstolos, bem como o fato que o arrependimento é para a remissão dos pecados e para a vida eterna. (Lc. 24:47; At. 2:38; 2 Co. 7:10).
Sabe-se que somos salvos por intermédio da fé. Pois a fé, dirigida a Cristo, é o único instrumento de justificação. Vale ressaltar que a fé e o arrependimento atual de forma, paralela, concomitante.
O arrependimento faz parte essencial do requisito subjetivo que visa à outorga do Espirito Santo. É justamente isso que põe a alma em atitude receptiva. O pecador arrependido alegra ao céu, recebe o perdão e o selo do Espirito Santo.
Encontramos na Bíblia diversos exemplos de arrependimento. Os filhos de Jacó, Gn. 42:21-22;  Davi, 2 Sm.12:13 24:10; Pedro, Mt. 26:75;  Zaqueu, Lc. 19:8.
Deus ainda continua convidando seus filhos ao arrependimento Lc. 3:3, 8; Rm.13:11-14. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, Mt. 11:28.

Referencias:
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar.9º ed. Editora Batista Regular. São Paulo,1998.
BÍBLIA SAGRADA. Revista e Atualizada. 2º ed. São Paulo, 1996.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. 38º ed. CPAD. Rio de Janeiro, 2018.

DOUGLAS, M.A. O novo dicionário da Bíblia.2º ed. Vida Nova. São Paulo, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário