Psicologa Organizacional

10 de julho de 2015

Professor



Professor

Ser professor é uma das mais importantes profissões do mundo, pois, através destes profissionais a arte, a ciência, a oratória, entre outras técnicas são ensinadas. A história nos apresenta que na Antiguidade grega existiam pessoas que desempenhavam papeis de grande relevância para o povo da época e estes eram chamados de sábios. Entre esses sábios havia os rapsodos que era uma espécie de artista popular ou cantor, na Grécia Antiga, que trabalhava indo de cidade em cidade e recitava poemas. Outro tipo de sábio é apresentado na lenda dos sete sábios, estes por sua vez, eram responsáveis por escrever máximas ou leis morais e em destaque os sofistas que desempenhavam a função de professor e ensinavam os jovens a desenvolver a habilidade de falar bem e convencer os outros nas assembleias políticas.
Percebe-se que mesmo no período grego quando a educação ainda estava desenvolvendo a sua identidade de forma didática, já existia a preocupação em criar estratégias de ensino e de aprendizagem como também as relacionadas à metodologia. Os sofistas, por exemplo, não tinham como objetivo a construção de uma verdade única ou absoluta, mas, desenvolviam o poder de argumentação, da oratória e do conhecimento das doutrinas divergentes aos seus alunos.
As questões educacionais apresentadas através dos pensamentos filosóficos de Platão e Aristóteles traz em destaque de forma positiva e negativa o processo de aprendizagem como também o despertar do senso critico em uma sociedade política. Nesse contexto o conceito de mímesis é inserido, pois tanto Platão quanto Aristóteles via na mímesis a representação de um mundo compreensível. No entanto, o filósofo Platão acreditava que toda a criação era vista como uma imitação. Para ele a própria criação do mundo era como uma imitação da natureza verdadeira. A representação artística do mundo físico seria uma imitação de segunda mão. Por outro lado Aristóteles via na dramatização a cópia de uma ação, que no drama teria o efeito catártico. Como o filósofo questiona o mundo das ideias, ele acredita que a arte é a representação do mundo.
Fazendo uma inferência é possível destacar que a forma como Platão apresenta o significado de mímesis é possível correlacionar com o método de ensino tradicional nos dias atuais. Pois nesse método tanto a apresentação verbal como a demonstração de conteúdos, as experiências vivenciadas pelo aluno, são ignoradas, tornando a prática do ensino linear ou estática, sem provocar no estudante questionamentos da realidade e das possíveis relações existentes, sinalizando assim nenhuma pretensão de transformação no sentido de abstração do conhecimento, para produzir um ser reflexivo. Por outro lado, fazendo um paralelo ao pensamento de Aristóteles é possível por inferência associar ao modelo de aprendizagem progressista, pois, apresenta a importância da subjetividade e como uma mola propulsora para o desenvolvimento de aptidões individuais. Dessa forma o professor se coloca a disposição do aluno, sem impor suas ideias, pois seu papel é orientar, e junto ao aluno produz conhecimento e abstração reflexiva.
Sendo assim o sistema educacional brasileiro sinaliza, no decorrer da sua história, que têm recebido influências na sua forma didática de ensino-aprendizagem, métodos de educação tradicional versus o progressista e estão em todo tempo sendo aplicados de forma concomitante. Percebe-se, por exemplo, que em uma aula expositiva o professor faz uso de um método tradicional, prática essa que para muitos já deveria não ser mais aplicada, no entanto, mesmo diante de tantas inovações tecnológicas, ainda se faz necessário o uso desse tipo de metodologia. Pois é necessário tornar a aula mais atrativa para o alunado, e isso pode ser incorporado a aula através de questionamentos bem elaborados pelo professor, de modo, que possa permitir e estimular a interação dos alunos no ambiente de ensino aprendizagem. Os professores da atualidade podem também desenvolver o ensino-aprendizagem nos alunos através do exemplo dado. Porque a postura ética do professor influenciará de forma direta na formação da personalidade dos seus alunos, além dos conteúdos programáticos a serem lecionados, os valores morais e sociais, de acordo com a conduta do docente, serão pontos de suma importância na formação da cidadania em cada aluno. Percebe-se a grande relevância, da metodologia usada pelo professor para com seus alunos, pois o conhecimento será transmitido formalmente, através de comportamentos, valores, opiniões, enfim, tudo que envolve a pessoa do educador em sala de aula e extraclasse.


Acimarley Freitas

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