Professor
Ser
professor é uma das mais importantes profissões do mundo, pois, através destes
profissionais a arte, a ciência, a oratória, entre outras técnicas são
ensinadas. A história nos apresenta que na Antiguidade grega existiam pessoas
que desempenhavam papeis de grande relevância para o povo da época e estes eram
chamados de sábios. Entre esses sábios havia os rapsodos que era uma espécie de
artista popular ou cantor, na Grécia Antiga, que trabalhava indo de cidade em
cidade e recitava poemas. Outro tipo de sábio é apresentado na lenda dos sete
sábios, estes por sua vez, eram responsáveis por escrever máximas ou leis
morais e em destaque os sofistas que desempenhavam a função de professor e
ensinavam os jovens a desenvolver a habilidade de falar bem e convencer os
outros nas assembleias políticas.
Percebe-se
que mesmo no período grego quando a educação ainda estava desenvolvendo a sua
identidade de forma didática, já existia a preocupação em criar estratégias de
ensino e de aprendizagem como também as relacionadas à metodologia. Os
sofistas, por exemplo, não tinham como objetivo a construção de uma verdade
única ou absoluta, mas, desenvolviam o poder de argumentação, da oratória e do
conhecimento das doutrinas divergentes aos seus alunos.
As
questões educacionais apresentadas através dos pensamentos filosóficos de
Platão e Aristóteles traz em destaque de forma positiva e negativa o processo
de aprendizagem como também o despertar do senso critico em uma sociedade
política. Nesse contexto o conceito de mímesis é inserido, pois tanto Platão
quanto Aristóteles via na mímesis a representação de um mundo compreensível. No
entanto, o filósofo Platão acreditava que toda a criação era vista como uma
imitação. Para ele a própria criação do mundo era como uma imitação da natureza
verdadeira. A representação artística do mundo físico seria uma imitação de
segunda mão. Por outro lado Aristóteles via na dramatização a cópia de uma
ação, que no drama teria o efeito catártico. Como o filósofo questiona o mundo
das ideias, ele acredita que a arte é a representação do mundo.
Fazendo
uma inferência é possível destacar que a forma como Platão apresenta o
significado de mímesis é possível correlacionar com o método de ensino
tradicional nos dias atuais. Pois nesse método tanto a apresentação verbal como
a demonstração de conteúdos, as experiências vivenciadas pelo aluno, são
ignoradas, tornando a prática do ensino linear ou estática, sem provocar no
estudante questionamentos da realidade e das possíveis relações existentes,
sinalizando assim nenhuma pretensão de transformação no sentido de abstração do
conhecimento, para produzir um ser reflexivo. Por outro lado, fazendo um
paralelo ao pensamento de Aristóteles é possível por inferência associar ao
modelo de aprendizagem progressista, pois, apresenta a importância da
subjetividade e como uma mola propulsora para o desenvolvimento de aptidões
individuais. Dessa forma o professor se coloca a disposição do aluno, sem impor
suas ideias, pois seu papel é orientar, e junto ao aluno produz conhecimento e
abstração reflexiva.
Sendo
assim o sistema educacional brasileiro sinaliza, no decorrer da sua história,
que têm recebido influências na sua forma didática de ensino-aprendizagem,
métodos de educação tradicional versus o progressista e estão em todo tempo
sendo aplicados de forma concomitante. Percebe-se, por exemplo, que em uma aula
expositiva o professor faz uso de um método tradicional, prática essa que para
muitos já deveria não ser mais aplicada, no entanto, mesmo diante de tantas
inovações tecnológicas, ainda se faz necessário o uso desse tipo de
metodologia. Pois é necessário tornar a aula mais atrativa para o alunado, e
isso pode ser incorporado a aula através de questionamentos bem elaborados pelo
professor, de modo, que possa permitir e estimular a interação dos alunos no
ambiente de ensino aprendizagem. Os professores da atualidade podem também
desenvolver o ensino-aprendizagem nos alunos através do exemplo dado. Porque a
postura ética do professor influenciará de forma direta na formação da
personalidade dos seus alunos, além dos conteúdos programáticos a serem
lecionados, os valores morais e sociais, de acordo com a conduta do docente,
serão pontos de suma importância na formação da cidadania em cada aluno.
Percebe-se a grande relevância, da metodologia usada pelo professor para com
seus alunos, pois o conhecimento será transmitido formalmente, através de
comportamentos, valores, opiniões, enfim, tudo que envolve a pessoa do educador
em sala de aula e extraclasse.
Acimarley
Freitas
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