O presente artigo busca
refletir sobre a importância da Compreensão Empática ou empatia, na relação
entre professor e aluno, a nosso ver, de extrema importância em todo o processo
de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo analisar o papel da empatia,
enquanto instrumento de facilitação da aprendizagem, na valorização desta
relação, visto favorecer a vinculação afetiva, aumentando a sensação de
segurança e a motivação para o conhecimento. A fundamentação teórica principal
parte das concepções da Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida por Carl
Rogers, suscitada dentro da psicologia clínica, mas ampliada também para a
esfera educacional. Foram consideradas também as contribuições de autores como
Gobbi (2002), Gusmão (1999), Bacellar (2010), Pretto (1978), dentre outros,
afinados com a mesma perspectiva de Rogers, que enfatizaram ser por meio da
comunicação empática que o professor age como um facilitador para o aprendizado
e a mudança do aluno. Conclui-se, portanto, que a empatia tem a capacidade de
melhorar, além de tornar o processo muito mais humano, os resultados das
intervenções relacionadas às dificuldades ou aquisição de aprendizagem.
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