Psicologa Organizacional

25 de janeiro de 2015

REJEITANDO A MENTIRA



 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. ” Ef. 4.25

       A mentira é um pecado muito comum na sociedade e está também ficando comum na Igreja. Existem pessoas que pensam que não conseguirão viver sem mentir. A mentira é um método covarde de não encarar a realidade.
       A mentira é um princípio que vai contra o que Deus planejou para seus filhos.
       A mentira é uma porta aberta para a entrada de seres espirituais na vida da pessoa que acarretarão em maldições.
       Leiamos João 8.44.  “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” . A mentira é o oposto a verdade. Uma das provas da conversão é deixar de mentir. Cl. 3.9 “não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos ”.  O destino do mentiroso é o lago de fogo. Ap. 21.8 “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. ”.  Deus abomina a mentira. Pv. 12.22. “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite ”. Conseqüências da mentira.  A mentira corrompe os homens. Mt. 15.18-20. “Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina. ”. Apresenta um relacionamento entre o homem e Satanás.  A mentira procede do Diabo, e ao proferir mentiras o homem acaba se associando ao inimigo.  Deus não tem compromisso com o mentiroso. Ap. 22.15. “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira”.  A mentira causa danos irreparáveis. A mentira cauteriza a mente do mentiroso.  A mentira vicia com muita facilidade e conduz a outra... O Senhor nos ordena a rejeitar a mentira em todas as suas formas: a) Falso testemunho b) engano  c) hipocrisia  d) fingimento  e) exagero  f) calunia  g) desonestidade  h) fraude.
* rejeitemos das nossas vidas todo tipo de mentira
 Como se libertar da mentira?  Se arrepender, rejeitar a mentira, ter a determinação no coração em obedecer a Deus em verdade. Toda mentira é pecado e deve ser devidamente confessada. Jesus é o nosso exemplo por excelência. 1 Pe. 2.21-22. “Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano ”. linguagem. Viva. v. 22 diz.” Ele nunca pecou, nunca disse uma mentira”. Jesus nos advertiu. Vejamos Mt. 5.37 “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno ” .  O povo de Deus deve aborrecer a mentira. Guarde-se da mentira. Pv. 30.8 “afasta de mim a falsidade e a mentira ”.

       A mentira é uma deformação do caráter que necessita de restauração e libertação através do poder da Palavra e do sangue de Jesus Cristo.
       Uma pessoa que tem o habito de mentir recebe como prêmio o descrédito.
       Na cidade Santa, a nova Jerusalém, não entrará nada contaminado, nem enganador nem nenhuma espécie de profano.
       Salmo 101.07. “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos ”.
       Colosenses 3.9 “não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos”.

De próprio punho

Acimarley C. S. Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário