Os Entraves da Educação no Brasil
A educação é entendida através de diferentes etapas de
escolarização que se apresentam de modo sistemático por meio do contexto
escolar. De um modo geral, pode-se defini-la como um processo que visa o
crescimento e desenvolvimento em qualquer estágio da vida do ser humano
(SANTOS, 2015).
O Brasil cresceu muito no século XX, em um período
relativamente curto, e a educação também cresceu bastante, mas não o
suficiente, diante das necessidades da economia, portanto os entraves em sua
prática também aumentaram. Nos últimos tempos aumentou bastante não apenas a
necessidade de mais escolas e vagas, mas, sobretudo, a necessidade de ter uma
população dotada de conhecimento, competências e atitudes adequadas aos
desafios da sociedade contemporânea (CASTRO, 2009 p.10).
Ao falar dos entraves encontrados na educação no Brasil é
importante ressaltar que essa problemática se inicia desde a formação dos
professores, que saem de um deficiente sistema universitário que não prepara o
professor para os mais complexos problemas sociais vividos por seus futuros
alunos, e consequentemente a má formação acadêmica reflete em professores
despreparados para ensinar.
Para melhorar a qualidade de ensino nas escolas
brasileiras, é necessário criar um novo modelo escolar, nossa educação é ruim
em todos os níveis, inclusive o universitário, que ainda formam professores
para o século XX e não para a nossa sociedade contemporânea. É fundamental e
preciso uma mudança profunda no sistema de ensino, uma mudança conceitual, onde
a escola ensina o aluno a aprender a criar conhecimento, e para isso os
professores precisam novamente aprender para ensinar (MOSÉ, 2013).
Ainda Mosé (2013) afirma que:
Os
nossos alunos precisam aprender a aprender. Escolas contemporâneas estão mais
preocupadas com a aprendizagem do que com o ensino. Hoje, a educação é centrada
na figura do professor e não no aluno. Temos que buscar estimular nas nossas
crianças a capacidade de reflexão, de argumentação e criticidade. E
oferecê-las, dentro das diversas possibilidades, caminhos para que elas
encontrem seus principais interesses. É possível incorporarmos essas ideias
dentro das nossas escolas.
Portanto, outro entrave na educação é a acomodação do aluno
na busca do conhecimento, e da escola em aceitar essa acomodação, afinal, nesse
mundo moderno é possível encontrar tudo pronto, a busca pelo conhecimento já
não é tão empolgante e reflexiva. Contudo, é necessária uma mudança aprofundada
nas escolas para que saiam alunos críticos, capazes de construir conhecimentos
e não apenas reproduzirem o que o professor ensina, afinal o educador é um
mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria
formação. Ele precisa construir conhecimento a partir do que faz e, para isso,
também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos
sentidos para o que fazer dos seus alunos (GADOTTI, 2000).
Freire (1996 citado por Moura 2013 p. 15) coloca à escola o
dever de não só respeitar os saberes com que os educandos chegam a ela, mas
também, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em
relação com o ensino de conteúdos. Para ele, transformar a experiência
educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de
fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador.
Santos e colaboradores (2015) apresentaram em sua obra que
a qualidade do ensino depende muito da qualidade do professor, ou seja, o mesmo precisa ter gosto por ensinar e
sentir satisfação em aprender para passar adiante. Assim, a escola deve oferecer
condições materiais, físicas e pedagógicas para criar um ambiente propício à
aprendizagem (p. 32).
Gadotti (2009 citado por Santos e colaboradores 2015 p. 19)
refere que existem três condições que devem estar presentes numa escola de
qualidade: professores bem formados,
condições de trabalho e um projeto, ou seja, a autoestima dos professores é outro fator que influencia bastante na
qualidade da educação nas escolas brasileiras, cada vez mais o professor se
sente desmotivado por baixos pisos salariais, pouca estrutura e um desconforto
com o sistema educacional, onde
a meta é passar alunos e não criar cidadãos para a sociedade.
Em geral, temos a tendência de desvalorizar o que fazemos
na escola e de buscar receitas fora dela, quando é ela mesma que deveria
governar-se. É dever da escola ser cidadã e desenvolver na sociedade a
capacidade de governar e controlar o desenvolvimento econômico e o mercado
Segundo Dourado (2007 citado por Santos 2015):
Ao
Estado ou Governo cabe assegurar o direito à mesma para todos os indivíduos,
incluindo a igualdade de condições de acesso e permanência na escola; ampliar a
obrigatoriedade da educação básica; definição de diretrizes para os níveis,
ciclos e modalidades de ensino; definir e garantir padrões de qualidade;
implementação de programas suplementares onde estejam incluídos a disposição de
recursos tecnológicos, segurança nas escolas, etc (p.35).
A educação é um fenômeno relativamente complexo pois está
associada a uma natureza multidimensional, são várias problemáticas e a
qualidade da educação envolve a interacção simultânea dos vários agentes
intervenientes, a formação de professores para que entrem nas escolas
preparados para os desafios contemporâneos, a valorização dos agentes
transmissores do saber e o estado que precisa garantir o direito de uma
educação de qualidade.
O objetivo desse estudo é conhecer os principais entraves
no processo da educação brasileira, que variam desde a formação acadêmica dos
professores até os desafios contemporâneos, desafios esses que são fazer com
que o professor aprenda novamente para ensinar, que o aluno aprenda a criar
conhecimento e que as escolas formem cidadãos formadores de conhecimentos e não
apenas reprodutores de conhecimento. O estudo reitera as dificuldades
enfrentadas pela escola, os professores e os alunos no processo de educação.
Para desenvolver o presente estudo foi efetuado um
levantamento de informação através de diversos artigos e outras fontes, como
livros, que abordavam as questões das dificuldades enfrentadas na educação
brasileira. Procedeu-se, deste modo, a uma metodologia de revisão da
literatura.
2. Considerações Finais
Em virtude dos fatos aqui mencionados percebemos que a
educação brasileira cresceu bastante, porém juntamente com ela cresceu as
problemáticas, a falta de estrutura nas escolas e, principalmente, a falta de
acompanhamento desse crescimento juntamente com os avanços da sociedade. Há,
portanto, muitos profissionais ingressando no meio educacional completamente
despreparados, com uma má formação acadêmica e um desânimo frente à profissão,
o que consequentemente reflete na qualidade da educação atual. Portanto, faz-se necessário que a educação seja
administrada de maneira em que possa formar cidadãos capazes de pensar por si
só, criar e refletir. É necessário também um trabalho na formação dos
professores, acompanhar as mudanças da sociedade, fazendo com que as escolas
aprendam antes de ensinar, reformulando o sistema educacional, para que possam
preparar pessoas, não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a
vida.
Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/os-entraves-da-educacao-no-brasil © Psicologado.com
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