Psicologa Organizacional

7 de setembro de 2014

Coração Valente




·      Deuteronômio 6:5 “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”.
·      Deuteronômio 10:12  Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,

Bíblia possui aproximadamente 800 versículos que se referem ao coração do homem.
Então podemos perceber o quanto o Senhor se preocupa com o coração do homem.

Aqui apresento uma breve descrição deste órgão de vital importância para o ser humano:
O coração humano tem uma massa entre 250 e 350 gramas e tem aproximadamente o tamanho de um punho.

As pessoas podem então perguntar: Quais as principais características fisiológicas do coração?

Didaticamente o coração é dividido em cinco componentes.

O primeiro é o componente muscular, ou seja, a parte que contrai e descontrai.

Segundo, o componente valvar composto por quatro válvulas, duas atrioventriculares e duas arteriais, que separam as várias cavidades cardíacas e fazem com que a contração do músculo tenha consequência e o sangue circule.

O terceiro é um sistema automático de condução que gera e conduz o estímulo e que é sensível à mudança de temperatura e de concentração de gás carbônico no sangue, ao esforço físico, etc. Esse componente controla o ritmo cardíaco.

O quarto é o sistema de nutrição, constituído pelas artérias coronárias.

Quinto, o sistema nervoso formado por mais ou menos 40 milhões de células situadas principalmente na entrada das veias pulmonares e das veias cavas. Esse sistema faz o ajuste fino para que o lado direito do coração (que manda sangue para o pulmão) e o lado esquerdo (que recebe sangue do pulmão e manda para o corpo inteiro) tenham exatamente o mesmo débito, pois um desequilíbrio nessa vazão encharcaria o pulmão. Essa é uma das razões pela qual o cardíaco sente falta de ar quando faz esforço.

Esses cinco componentes podem estar comprometidos separada ou conjuntamente, quer dizer, a pessoa pode ter doença no músculo, nas válvulas, nas artérias coronárias, no sistema de condução ou no sistema nervoso, como acontece na doença de Chagas, ou pode apresentar associações desses comprometimentos.


Em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto {Gn 6.5}, dos sentimentos {1Sm 1.8} e da vontade {Sl 119.2}.
·      Gênesis 6:5  Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;
·      1 Samuel 1:8  Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
·      Salmos 119:2  Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração;

O coração endurece pela falta da presença de Deus.
·      Êxodo 7:13  Todavia, o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
·      Êxodo 7:14  Disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está obstinado; recusa deixar ir o povo.

É Deus que move o coração do homem para ofertar na casa Dele.
·      Êxodo 35:21  e veio todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu e trouxe a oferta ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes sagradas.
·      Êxodo 36:2  Moisés chamou a Bezalel, e a Aoliabe, e a todo homem hábil em cujo coração o SENHOR tinha posto sabedoria, isto é, a todo homem cujo coração o impeliu a se chegar à obra para fazê-la.

O Diabo usa pessoas para trazerem palavras de desanimo ao nosso coração, em relação até mesmo ao que Deus nos prometeu.
·      Números 32:9  Chegando eles até ao vale de Escol e vendo a terra, descorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não viessem à terra que o SENHOR lhes tinha dado.

É no coração que você desenvolverá a convicção que só Ele é Deus.
·      Deuteronômio 4:39  Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o SENHOR é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há.

A fé nos move pelo que está em nossos corações
·      Josué 14:7  Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.

O Diabo usa pessoas para desvendar os projetos dos nossos corações para tentar nos impedir de conquistar nossos sonhos.
·      Juízes 16:17  Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem.

Deus usa os seus profetas para confirmar ou repreender o que passa em nossos corações.
·      1 Samuel 9:19  Samuel respondeu a Saul e disse: Eu sou o vidente; sobe adiante de mim ao alto; hoje, comereis comigo. Pela manhã, te despedirei e tudo quanto está no teu coração to declararei.
·      1 Samuel 16:7  Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

 Deus conhece o teu coração
·      Salmos 37:4  Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.

Todo discípulo deveria fazer esta oração
·      Salmos 51:10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
·      Salmos 108:1  Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.
·      Salmos 119:11  Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Deus diz a você hoje:
·      Provérbios 4:23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração,  porque dele procedem as fontes da vida.

Sendo Assim, a Bíblia diz:

Mateus 5:8  Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Romanos 10:9  Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Romanos 10:10  Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Efésios 1:18  iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos

Tiago 5:8  Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.

1 Pedro 1:22  Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,


De próprio punho


Acimarley Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário