Psicologa Organizacional

14 de novembro de 2022

 




Assertividade

 

O nosso dia a dia é cheio de adversidade tanto na vida profissional como pessoal e familiar. A todo momento somos desafiados a tomar decisões que serão relevantes para nossas realizações. O que nos exige sermos assertivos nas escolhas.

Muitas pessoas vivem momentos de conflitos nas relações interpessoais, sejam elas familiares, profissionais ou sociais. Diante dessas dificuldades não conseguem falar o que sentem, pensam e desejam.  Talvez por medo de não serem compreendidas ou aceitas. Outras até que tentam, mas quanto mais tentam se explicar, mais se embaraçam nas palavras e acabam ficando ainda mais frustradas.

Em meio a essas adversidades é possível sermos mais, objetivos, economizar tempo, energia emocional, enfim, ser compreendido. Encontramos muitas pessoas que ficam dando voltas e não se posicionam nitidamente.

É necessário ser assertivo. Ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. A pessoas assertivas possuem a capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Enfim ser autêntico.

Ser assertivo consiste no modo seguro e confiante de agir, ou seja, um indivíduo que está certo de suas ações, atitudes e comportamentos.

É importante ser assertivo, pois assim, apresenta mais confiança quanto ao que fala, se mostra direto em relação ao que defende. Pois ser Assertivo é você ser: claro, transparente, decidido, firme, autoconfiante e seguro.

Quanto mais assertivo, melhor você poderá lidar com os confrontos do dia a dia, poderá ter menos estresse, mais confiança em si mesmo, saberá agir com mais habilidades, melhorará sua credibilidade, saberá lidar com as tentativas de manipulação ao seu redor, vencerá as chantagens emocionais, bajulações. Enfim, poderá se sentir melhor e contribuir para que os outros também se sintam melhor e claro você viverá com a alma leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário