Psicologa Organizacional

14 de novembro de 2022




 Cansaço X Estresse


 


Encontramos no dia a dia da vida pessoas que dizem: “estou cansado”, e de fato muitos possuem uma jornada exaustiva, por outro lado é possível ouvir outros narrar que: “estou estressado”. É preciso uma compreensão entre cansaço e estresse em relação a qualquer atividade do nosso dia a dia. Sabe-se que o cansaço resulta de um esforço intenso. Por exemplo passar três horas estudando; cozinhar durante duas ou três horas; uma jornada de oito horas de trabalho como vendedor de roupas e sapatos. Isso é diferente de estresse. A origem do cansaço é no esforço intenso. O estresse, geralmente, resulta de um esforço sem sentido, isto é, quando não se entende por que se está fazendo determinada coisa.


Levantar-se cansado, em uma segunda feira, porque ainda não deu tempo de recuperar todas as forças é muito diferente de levantar estressado. Quando estamos cansados, queremos ficar um pouquinho mais na cama, dormir mais um bocado. No estresse, a pessoa não quer dormir mais um pouco, ela não quer é levantar, não quer é sair da cama.


Quando estamos cansados, um pouquinho mais de sono, bater o dedo no despertador e deixá-lo mais um pouco na função soneca, até resolve física e psicologicamente. Agora estresse é quando acordamos e dizemos para quem está com a gente: “Liga lá, diz que eu morri, diz que teve uma explosão na estrada, e que eu não vou conseguir chegar”.


Como resolvemos a questão do cansaço? Fácil, descansado.  Já o estresse demanda uma reflexão sobre o que nos está deixando infelizes naquilo que fazemos. Só se mexe com estresse mudando de rota, de objetivo.


 


 


 


 


 


 


Referência bibliográfica:


CORTELLA, Mario Sérgio. Pensar bem nos faz bem! : 4. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário