Psicologa Organizacional

1 de janeiro de 2019

Restaurar Sonhos




Restaurar Sonhos


“Vem lá o tal sonhador!”
Gn. 37:19

         Percebe-se no decorrer da história que Sonhar é inerente a natureza humana. As pesquisas apontam que podemos possuir dois tipos de sonhos:
         Primeiro são os nossos sonhos individuais, que são gerados pela nossa estrutura psíquica, que podemos chamá-lo de sonhos da alma. Pois entendemos que Deus deu ao homem a liberdade de sonhar. Então sorria você é livre para sonhar.
         Existem, porém, um segundo tipo de sonho, que nesse texto vamos chamá-los de “Sonhos de Deus”.
         Creio que Deus planta em nossos corações sonhos que impulsionam nossas vidas para o destino que Ele deseja. “Muitos são os planos (SONHOS) no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito (SONHO) do Senhor” (Pv 19:21).
         “Vem lá o tal sonhador! ”, esse texto se refere a José, o décimo primeiro filho de Jacó e o primeiro filho de Raquel (Gn 30:24; 35:24). A História de José é uma das mais importantes da Bíblia, quando se pensa no assunto realização de sonhos. Pois no coração desse jovem foram plantados os ‘Sonhos de Deus’, no entanto, durante a narrativa bíblica é possível perceber o quanto José padeceu até ver os ‘Sonhos Divinos’ se tornando realidade na sua vida.
         Esse ‘Tal Sonhador’ foi vendido pelos irmãos como escravo ao Egito. Apesar de viver de forma integra, sofreu calunias no curso da vida, mesmo assim, permaneceu convicto aos seus sonhos, as adversidades que não paravam em sua vida, ainda o levaram ser preso de forma caluniosa, as circunstâncias da vida o levaram a ser escravo e prisioneiro, mas diante de toda essa humilhação, o mesmo foi levado ao mais alto oficio governamental. Gn. 41: 41-46.
         Quantas lutas? Quantas adversidades? Quantos não? Quantas portas não se abriram para você? Certamente o desânimo, a frustração, a vontade de desistir já bateu a porta do seu coração.
         Mesmo diante de tantas adversidades José quando chegava perto dos seus irmão possuía uma marca especial, pois diziam: “Vem lá o tal sonhador!”.
         Certamente se dependesse da família, dos irmãos e amigos José teria desistido. Mas é possível perceber na história desse homem que ele acreditou nos sonhos que foram plantados em seu coração, apesar da demora pela sua realização.
         Novo ano começando. Então é hora de planejar. Esse novo ciclo que se inicia seja pautado com projetos nobres. É preciso saber onde você está e o que se deseja conquistar nessa nova jornada, chamada 2019.

Acimarley Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário