Psicologa Organizacional

28 de dezembro de 2014

O PODER DO PERDÃO



Princípios Bíblicos sobre o Perdão
''Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. – Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."  Mateus 6:14-15

Em meio a tantas teorias sabe-se que o perdão é um princípio fundamental para a vida espiritual. E a falta do mesmo tem mantido muitos em cativeiros.
Muitos estão muito bem com o princípio do perdão, mas nunca realmente executam o seu pleno significado em sua vida pessoal.
A falta de perdão na vida de uma pessoa proporciona uma escravidão emocional negativa que causa vida depressiva e  opressa, sem contar as possíveis doenças físicas que desenvolvem no corpo.
Em meio a várias definições sobre o conceito perdão aqui destacamos: Conceder indulto gratuito ou remissão de qualquer ofensa ou dívida; desistir de toda reivindicação.
A palavra grega traduzida como “perdoar” significa literalmente cancelar ou remir. Constitui a liberação ou cancelamento de uma obrigação.

O perdão é uma ordem não uma sugestão “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. – Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” Mateus 6:14-15
Percebe-se esse principio como fato depois que o Senhor ensinou Seus discípulos a orar. Vale ressaltar ainda que é um princípio espiritual. Porque conforme as Escrituras Sagradas Deus não quer falar conosco até que reconciliemos nossas diferenças com o outro – “Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.”. (Mateus 5:24). Podemos ver ainda outros textos que sinalizam o assunto: Provérbios 19:11 “O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão”; Provérbios 24:29 “Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra”;  Colossenses 3:12-13 “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também
As Escrituras Sagradas nos ensina que não há limite para o perdão “”. Mateus 18:21-22 “21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.”. Jesus não disse para perdoar 490 vezes e parar, é ilimitado.  Quantas vezes você quer ser perdoado? Outro ponto importante é o que o Apóstolo Paulo diz em – 1 Coríntios 13:5 “O amor não guarda rancor”. o Apóstolo Pedro em 1 Pedro 4:8 – O amor cobre uma multidão de pecados. É necessário aprender a perdoar como Deus perdoa. Vejamos o que o salmista diz: Salmo 103:12 “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”.
A falta de perdão nos mantém em cativeiro. Mateus 18:23-35.  Impede o perdão do Pai. A Bíblia nos ensina que fomos perdoados de uma dívida que nunca poderíamos pagar, qualquer dívida para nós é minúscula em comparação ao que recebemos. A ciência tem sinalizado que a falta de perdão abre a porta para doenças físicas e mentais e os espiritualistas informam sobre as fortalezas espirituais negativas.  Pode limitar ou até mesmo bloquear as bênçãos de Deus em nossas vidas. É necessário ressaltar que podemos bloquear nosso próprio perdão. Mateus 6:14-15 “Se não perdoamos, não podemos ser perdoados”. Nas Escrituras encontramos uma passagem muito sensata que diz “Aquele que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” Provérbios 28:13.  A falta de perdão é um pecado que bloqueia a prosperidade. Nos deixa amargos e os nossos corações endurecidos.
O perdão é um ato volitivo. Não um sentimento, mas uma decisão. – É contínuo (passado, presente e futuro). – É do espírito – e não a carne, não a alma. – Você deve ser capaz de ver o seu agressor como um espírito vivo, não um inimigo, não como um desafio no caminho da vida, não como um obstáculo no seu caminho para o paraíso.
A conciliação é sempre a resposta. Não podemos permitir quaisquer áreas de falta de perdão em nossas vidas. Devemos manter nossa consciência limpa e manter-nos em comunhão com os demais. Não insistir na falta de perdão.
Sendo assim podemos ler o que o Apóstolo Paulo escreve a Igreja de Roma - Romanos 12:14-18 “14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; 16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens’.

Adaptado por Acimarley Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário