FILOSOFIA
NA ESCOLA
Provavelmente você já
ouviu ou leu a genial frase “sei que nada sei”. O que será que a afirmação
[sei que nada sei] tem a ver com o nosso cotidiano?
Começaremos explicando
sua autoria. Escritos antigos e gregos fundamentam que a frase citada acima foi
elaborada pelo patrono da filosofia [Sócrates]. Viveu na Grécia antiga tendo um
testemunho de vida exemplar. Mas, como uma pessoa pode ser um sábio se afirma
que nada sabe? Esse princípio de humildade “nada sei”, faz com que, o ser humano, na sua ânsia existencial,
busque novas formas de conhecimentos e saberes.
Não podemos esquecer
que Sócrates era dono de um método reflexivo chamado de maiêutica, ciência essa que
fazia com que as pessoas gerassem as suas próprias idéias. Levando as pessoas
as questionarem o porquê pensar daquela maneira e não de outra.
Outra célebre frase
socrática era “conheça
a si mesmo”. Por que conhecer-se? Contextualizando melhor,
constatamos que no período anterior a Sócrates, os pensadores filosóficos
tinham a preocupação sobre as questões da origem, formação composição e
organização do cosmo (período cosmológico). Sócrates é pioneiro de uma nova
etapa, que os historiadores intitulam como fase humanística ou socrática. O
principal expoente desse período era o próprio Sócrates, que incentivava as
pessoas a refletirem sobre si mesmo, seu interior e a se conhecerem. Nessa
etapa da Filosofia, o ser humano passa a ser o centro do universo. Outrora era
cosmo-centrismo (O universo no centro), mas, com os socráticos, aflorou-se o
antropocentrismo (O homem no centro), por isso, “conheça a si mesmo”.
Depois dessa breve
explanação, discutimos: Qual a primeira intenção da Filosofia na escola? Penso
que ela [Filosofia] deve levar os alunos e alunas conhecerem melhor a si
mesmos, sociedade e mundo que os cerca. Despertando autonomia do pensar, agir e
se comportar. Apropriando do seu ser mais íntimo o educando e educanda são
chamados efetivamente para serem geradores das suas próprias idéias e transformadores
da realidade. A finalidade da Filosofia na escola é mais do que ensinar
pensamentos, que também é importante, mas a Filosofia deve despertar o aluno a
pensar sistematicamente e criticamente.
O filósofo Kant dizia “Não se ensina
filosofia. Se ensina a filosofar”. Essa é a principal função da Filosofia no ensino médio, ensinar os
estudantes a pensar critica, sistemática e filosoficamente.
Todos nós devemos ter
um novo olhar sobre a Filosofia (sobretudo os educadores de outras áreas). Ela
não pode ser vendida com disciplina ou ciência de pessoas que ficam divagando
sem ter ocupações, nem como salvadoras da educação e da humanidade. Mas deve
ter o seu merecido respeito.
Deixe a sua opinião
sobre: qual a importância da Filosofia no Ensino Médio e nas nossas vidas? Pois
a filosofia deve começar na escola e se entender a vida!
Fonte: http://professordefilo.blogspot.com.br/
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